Menu fechado

Industria 4.0

Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial

Quando usamos esse termo, estamos nos referindo à Quarta Revolução Industrial. A história da indústria se divide em grandes revoluções, ou seja, acontecimentos marcantes que modificaram profundamente o setor.

Na primeira Revolução Industrial, houve o surgimento da mecanização. O século XIX trouxe a produção em série e a energia elétrica, fatores determinantes para a segunda revolução. Já nas últimas décadas do século XX eclodiu a terceira revolução, marcada pela automatização e chegada dos computadores às fábricas.

Finalmente chegamos a quarta revolução industrial, que é o período que vivemos atualmente (pelo menos é o que acreditam a maioria dos especialistas). A grande virada dessa nova era é a digitalização de ponta a ponta dos ativos físicos, com sensores incorporados em praticamente todos os equipamentos, o que permite uma integração total de toda a fábrica.

Ou seja, não se trata mais de automatizar um único processo, ou de investir em tecnologia para solucionar algum problema. Neste novo momento, existe uma completa fusão do físico com o virtual, de modo que tudo pode ser mensurado, analisado e, consequentemente, otimizado.

Vale lembrar que o conceito não se resume à produção e distribuição, mas envolve toda a cadeia de valor da indústria.

Nós do Grupo MIR criamos varias soluções para acompanhar os segmento industrial e garantir a melhoria e rapidez dos resultados de nossos clientes e amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *